Óleo Essencial de Lavanda: O que é e para que serve?

Atualizado: 26 de mai.




Dentre esses óleos, o óleo essencial de lavanda está entre os mais usados, com indicação para combater a ansiedade e insônia, muito usado também em tratamentos estéticos.


Neste artigo, vamos entender melhor quais são os benefícios do Óleo Essencial de Lavanda


Óleos essenciais e seus benefícios


Os óleos essenciais são extraídos a partir das plantas, e extraídos por meio de prensa fria ou destilação a vapor, já as essências são produzidas em laboratório e não tem nenhum poder terapêutico.


Se formos procurar na história o início do uso de óleos essenciais, pode ser que cheguemos ao berço da humanidade em relatos históricos de egípcios os utilizando em processos de embalsamentos ou através dos banhos termais dos romanos.


A lavanda, enquanto óleo essencial, faz parte da prática milenar, muito usada contra a ansiedade e ao longo do tempo, vem sendo comprovada a sua eficácia através de estudos.


Os vários benefícios do Óleo Essencial de Lavanda:


Na Estética:

· Ação adstringente

· Ação antioxidante, atuando na prevenção do envelhecimento precoce.

· Ação cicatrizante, que age como antisséptico e anti inflamatório.

· Ação calmante, neste caso em peles que sofrem com atritos e queimaduras causadas pelo sol, porém os que têm peles sensíveis precisam ser cuidadosos no uso do óleo de lavanda, pois podem agravar os quadros de irritação ou alergias locais.



Na Aromaterapia:

· Ameniza a Ansiedade;

· Auxilia no combate a insônia;

· Relaxa a musculatura



O uso do Óleo Essencial de Lavanda, traz alguns benéficos para a mente e o corpo.

  • Estados de humor melhorados;

  • Bem estar aumentado;

  • Melhora nos distúrbios do sono;

  • Equilíbrio no estado de ansiedade;

  • Redução no estresse sintomático;

  • Redução dos níveis de cortisol.


Como usar o óleo essencial de lavanda


Existem algumas formas de indicação na maneira como o óleo deve ser usado, abaixo listamos algumas destas formas.


  • Inalação- Entre 03 a 04 gotas do óleo no aromatizador elétrico, por cerca de 02hs diárias.

  • Massagem- Use 01 colher sopa do óleo vegetal de semente de uva, e misture 02 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e massageie o local.

  • Banho- Coloque em uma banheira com água morna, 01 colher sopa leite de sua preferência, e pingue de 03 a 04 gotas do óleo de lavanda, ficando em imersão.


  • Se não tiver banheira em casa, então pingue o óleo no chão do box, abra o chuveiro e fique por alguns segundos sentindo o cheiro para obter os benefícios.


Caso tenha se interessado pelo assunto e deseja conhecer mais sobre esses produtos, acesse o link https://www.dermare.com.br/ e conheça melhor a Dermare, e quem sabe possa fazer uma parceria, sendo um distribuidor da marca, inovando como empreendedor e alcançando sucesso desejado.


2.258 visualizações0 comentário