• Dermare

DERMOCOSMÉTICOS E COSMÉTICOS: ENTENDA O QUE SÃO E AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS


Dermocosméticos e cosméticos, apesar dos nomes parecidos têm funcionalidades e vantagens diferentes entre si.

Basicamente, os dermocosméticos são os produtos que agem mais profundamente na pele que os cosméticos comuns, mas tem efeito menor que um medicamento.



O QUE É DERMOCOSMÉTICO?


Os dermocosméticos são produtos para cuidados da pele que contam com substâncias e ativos farmacológicos em sua composição e aparecem em diversos tipos de fórmulas, com variados objetivos, como aumentar a firmeza da pele, reduzir manchas, suavizar rugas e muito mais.

Essa característica faz com que essa classe de cosméticos tenha maior ação em camadas profundas da pele, ao invés de lidar apenas com aquelas superficiais.


DIFERENÇA DE DERMOCOSMÉTICO E COSMÉTICO


Os cosméticos comuns tratam principalmente a superfície da pele, aquelas camadas que entram em contato com o ambiente externo. Por conta disso, seu efeito é mais imediato, como cobrir uma mancha, auxiliar na hidratação da pele ou disfarçar a acne.


Já os dermocosméticos tratam do problema em sua raiz, não apenas aliviando os sintomas. Eles ficam entre os cosméticos e medicamentos, entregando mais resultados que o primeiro, e não sendo tão fortes como o segundo. Mesmo não trazendo os mesmos efeitos de remédios, ainda é recomendado conversar com o dermatologista de sua confiança antes de começar a utilizar um produto novo.



COMO ESCOLHER ENTRE DERMOCOSMÉTICOS E COSMÉTICOS?


A verdade é que dermocosméticos e cosméticos podem complementar a ação um do outro e que, talvez, você não tenha que escolher entre um e outro.

Se você precisa de um efeito imediato para um evento especial, o cosmético pode ser uma boa opção, mesmo sabendo que ele não vai tratar o problema.